domingo, 18 de março de 2012

ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL, SIM É POSSÍVEL




18/03/2012 - 07h00

Sistema que 'ensina' a reduzir consumo equipará nacionais

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
Qualquer computador de bordo que se preze informa o consumo médio e o consumo instantâneo do veículo. Mas as montadoras apostam em um novo sistema, mais didático e lúdico, que analisa o modo de condução e orienta o motorista para que ele otimize o uso do combustível.
Previsto para estrear em um modelo nacional em maio -na nova geração do Fiat Punto-, o aplicativo promete auxiliar na redução de 10% a 50% do consumo.
O sistema não interfere no funcionamento mecânico do automóvel e é diferente dos que equipam importados híbridos, pois não exibe relatórios diretamente no painel.
"Quem quiser visualizá-los a bordo terá de recorrer a um smartphone ou tablet e estar com o carro parado, por questão de segurança", explica Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat.
Como estímulo, o aplicativo recompensa progressos elevando a pontuação do condutor. Batizado pela montadora de EcoDrive, ele começou a ser oferecido em 2009 no compacto Cinquecento. A Ford oferece opção semelhante, o Econo Check, ainda exclusivo para a Inglaterra.
A tendência é que esses sistemas se popularizem nos próximos três anos, preveem especialistas. Principalmente porque a conta do posto é uma das que mais pesam no bolso do motorista (entre 15% e 25% dos gastos mensais).
Carolina Daffara/Editoria de Arte
Com ou sem a ajuda da eletrônica, é possível economizar combustível e poluir menos apenas mudando alguns hábitos ao volante.
"O consumo e as emissões podem dobrar se o veículo for conduzido de forma agressiva", diz Paulo Saldiva, chefe do laboratório de poluição da Universidade de São Paulo.
Segundo o pesquisador, o motorista deve planejar o itinerário e evitar horários de pico, mantendo o motor do carro regulado e abastecendo em postos de qualidade.
No trânsito, um sinal de desperdício de energia é o uso excessivo do freio e a pressão excessiva no acelerador.
"O pedal é como uma torneira: quanto mais se abre, maior é o gasto", afirma o assessor técnico da Fiat.





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