terça-feira, 10 de abril de 2012

Álcool em dose moderada pode ajudar sobreviventes de ataque cardíaco


Álcool em dose moderada pode ajudar sobreviventes de ataque cardíaco

Shutterstock
Em comparação aos abstêmios, os homens que bebiam um ou dois copos de cerveja ou vinho diariamente eram 42% menos propensos a morrer de doenças cardiovasculares
Nicholas Bakalar
Do The New York Times
Está bem estabelecido que o consumo moderado de álcool pode evitar doenças cardíacas. Mas mesmo depois de um ataque cardíaco, o consumo de uma bebida alcoólica por dia pode ser bom para a saúde do homem, de acordo com um novo estudo.
Os investigadores acompanharam por até 20 anos 1.818 homens que sobreviveram a ataques cardíacos. A cada dois anos os homens relataram sobre a sua saúde e a cada quatro anos eles preencheram um questionário detalhado sobre sua alimentação, que registrou, entre muitas outras coisas, o consumo de álcool.
Houve 468 mortes ao longo do estudo, conforme publicado na semana passada no periódico European Heart Journal.
Após o controle de tabagismo, índice de massa corporal, diabetes, hipertensão arterial, uso de aspirina e outros fatores, os pesquisadores descobriram que, em comparação aos abstêmios, os homens que bebiam um ou dois copos de cerveja ou vinho diariamente, ou entre uma e duas doses de licor, eram 34% menos propensos a morrer de qualquer causa e 42% menos propensos a morrer de doenças cardiovasculares.
Homens que consumiram um pouco menos que uma bebida por dia apresentaram risco de morte 22% menor, mas o benefício desapareceu entre aqueles que consumiram três ou mais bebidas por dia.
"O benefício máximo é visto em níveis moderados," disse Jennifer K. Pai, autor principal e professor assistente de medicina no Brigham and Women's Hospital e na escola de saúde pública da Universidade de Harvard. "Não estamos dizendo às pessoas para beberem se elas não o fazem. Mas podemos dizer que continuar a consumir quantidades moderadas após um ataque cardíaco parece ser benéfico."

Nenhum comentário: