Depilação íntima é estímulo para a hora do sexo, mas higiene é essencial.
25/06/2012 - 16h35 | do BOL
Thinkstock

Corte total dos pelos pubianos ainda gera polêmica
Quando o assunto são pelos pubianos, há para todos os gostos: de mulheres que preferem a depilação íntima total a outras que optam por deixá-los quase intocados, o mais natural possível.
O tema também está longe de encontrar um consenso entre os especialistas. As vantagens e desvantagens de um ou outro estilo ainda dividem opiniões de dermatologistas e ginecologistas.
Polêmicas à parte, uma coisa é certa, o padrão para depilação tem mudado e os pelos têm perdido terreno. Tal tendência estaria certa ou errada, do ponto de vista da saúde feminina?
"Não há padrão recomendado como sendo saudável, porque a anatomia, tipo de pele, tipo de pelo, entre outros fatores é muito diferente entre as mulheres", afirma Tatiana Steiner, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A especialista explica, porém, que os pelos não têm nenhuma função que a eliminação deles venha a causar grandes problemas.
Mesmo assim, diz Tatiana, há médicos que defendem a preservação dos pelos para evitar infecções locais, o que acontece em depilações exageradas, uma vez que a pele fica desprotegida e mais suscetível à presença de micro-organismos, como bactérias.
Sem unanimidade
Mas, mesmo a associação direta dos pelos à proteção contra bactérias não é unanimidade. "A presença de muitos pelos pode atuar de forma negativa, já que, após o banho, a raiz do fio pode demorar 12 horas para secar. A umidade pode contribuir nem um processo de fermentação local, aquecendo e predispondo a região a infecções", diz Rosa Maria Neme, doutora em ginecologia pela Faculdade de Medicina da USP e proprietária do Centro de Endometriose São Paulo.
Por isso, Rosa afirma serem mais importantes os hábitos do que o tamanho escolhido dos pelos. Jamais descuidar da higiene da área genital, com a utilização do sabonete íntimo no lugar do normal, e o uso de roupas que ajudam na ventilação da região são recomendáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário