quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ESPAÇOS EM BH COMEMORAM 110 ANOS DE DRUMMOND COM CINEMA, EXPOSIÇÃO E LEITURAS.

Carlos Drummond de Andrade faria 110 anos nesta quarta-feira (31); relembre frases e poemas do escritor 31/10/2012 - 17h56 | do BOL Aumentar tamanho da letra Diminuir tamanho da letra Compartilhar Imprimir Enviar por e-mail Comente Daniel Marenco/Folhapress A estátua de bronze do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (21/5/12) ESPAÇOS EM BH COMEMORAM 110 ANOS DE DRUMMOND COM CINEMA, EXPOSIÇÃO E LEITURAS.


Do BOL, em São Paulo O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902 - 1987), considerado um dos maiores poetas da literatura brasileira, completaria 110 anos nesta quinta-feira (31).  Muitas pessoas costumam usar frases e trechos das obras de Drummond diariamente, já que o poeta ficou famoso por suas histórias sobre o cotidiano e o amor, mas diversas vezes não sabem qual a origem da citação. Relembre algumas dessas frases marcantes de Drummond e escreva nos comentários abaixo a sua frase favorita do escritor: 

"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade" 

"E agora, José? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José? e agora, você? você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama protesta, e agora, José? Primeira estrofe do poema "José"   

"Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está em uma caixa de  bombons"     

"No meio do caminho tinha uma pedra  tinha uma pedra no meio do caminho  tinha uma pedra  no meio do caminho tinha uma pedra.    Primeira estrofe do poema "No meio do Caminho"     

O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar."     

"João amava Teresa que amava Raimundo  que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili  que não amava ninguém.  João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,  Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,  Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes  que não tinha entrado na história. Poema "Quadrilha"     Ninguém é igual a ninguém." 

"Todo o ser humano é um estranho ímpar" 

"Há muitas razões para duvidar e uma só para crer."      

"Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga quando sopra o vento e chuva desaba, veludo escondido na pele enrugada, água pura, ar puro, puro pensamento. Primeira estrofe do poema "Para Sempre"     

"As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter"     

"O homem vangloria-se de ter imitado o voo das aves com uma complicação técnica que elas dispensam"    

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/10/31/carlos-drummond-de-andrade-faria-110-anos-nesta-quarta-feira-31-relembre-frases-e-poemas-do-escritor.jhtm






Nenhum comentário: